A toxina botulínica é o melhor tratamento para suavizar as rugas e prevenir o aprofundamento de linhas de expressão.
É um tratamento que começou para estrabismo e depois surgiram os outros usos: espasticidade em pessoas com deficiência física, suor excessivo, incontinência urinária, enxaqueca e finalmente na estética.
Geralmente é usado na testa, na região entre as sobrancelhas e na área do pés-de-galinha, mas quem tem experiência no assunto usa com resultados excelentes também para tratar rugas no nariz, na região da boca, do queixo e do pescoço.
As aplicações quase não doem (doem bem menos que tirar sobrancelha, por exemplo).
Geralmente começam a fazer efeito em pouco menos de 1 semana e duram em torno de 4 meses, quando são aplicadas de novo. Em algumas pessoas a duração pode chegar a 6 meses, enquanto em outras (fisiculturistas, por exemplo) duram por volta de 2 meses, por uma característica pessoal.
Da mesma maneira que vamos para a academia para exercitar a musculatura para ficar mais forte e definida, com a toxina botulínica queremos manter os músculos enfraquecidos. Com isso, quem aplica com regularidade (2 aplicações por ano) tende a manter resultados por mais tempo e até mesmo quando parar de aplicar.
Obviamente é importante não extrapolar em qualquer tipo de tratamento para não ficar com uma aparência artificial (nessa hora a experiência e visão do profissional é importantíssima).
Equilíbrio e saber dosar os tratamentos são coisas fundamentais para termos resultados naturais e que valorizem a beleza individual de cada pessoa.