Os preenchimentos restauram as regiões do rosto que perderam volume e que vão naturalmente murchando (e caindo) conforme envelhecemos.
Mas também podem ser usados para um efeito lifting (de elevação) do rosto, estruturando a pele quando aplicados em regiões específicas, como por exemplo como as maçãs do rosto. Dessa maneira, a ideia principal é repor áreas que perderam sustentação e volume.
Normalmente os preenchimentos são feitos com ácido hialurônico (uma substância que temos naturalmente no corpo), com efeito por 6 a 18 meses, dependendo de quão denso é o ácido e dependendo de onde for aplicado.
Outra opção muito segura para estruturação de algumas regiões é a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®), que também pode ser usada para estimulação de colágeno e maior firmeza da pele.
Normalmente as aplicações são realizadas com cremes anestésicos, com inchaço discreto nos primeiros dias, e os resultados já começam a ser vistos na hora da aplicação.
A quantidade necessária de preenchedor depende muito das características individuais de cada pessoa e das expectativas com o tratamento.
Obviamente é importante não extrapolar em qualquer tipo de tratamento para não ficar com uma aparência artificial (nessa hora a experiência e visão do profissional é importantíssima).
Equilíbrio e saber dosar os tratamentos são coisas fundamentais para termos resultados naturais e que valorizem a beleza individual de cada pessoa.