Onde há vida, há esperança

Tirei essa foto do polo sul magnético do planeta no Atacama há uns 3 anos. Desde pequeno olho para o brilho das estrelas a noite com um misto de espanto e fascínio pela nossa pequenez na imensidão do universo e tento entender qual o nosso propósito, da mesma maneira que nossos antepassados há milhares de anos.

Hoje uma nova estrela brilhou mais forte no céu, o lugar para onde sempre olhou, e nos deixou uma importante lição de vida.

Stephen Hawking foi, junto com Einstein, provavelmente o físico mais importante da história da humanidade, criando teorias revolucionárias sobre os buracos-negros e o surgimento do universo e explicando esses assuntos complexos de uma maneira que leigos como nós pudessem entender. Além do inegável gênio que era, acredito que o aprendizado mais importante que nos deixou foi sua história de vida.

Diagnosticado aos 21 anos com esclerose lateral amiotrófica, uma doença gravíssima degenerativa que paralisa progressivamente os músculos do corpo, foi estimado que vivesse apenas 2 anos após o diagnóstico. Ao invés disso viveu outros 55 anos deixando um legado indiscutível para o avanço da ciência e da humanidade.

A grande lição que o professor nos ensinou é que, por maior que seja o problema que tenhamos (e provavelmente a maioria de nós não tem problemas tão grandes quanto o dele) ainda é possível fazer a diferença no mundo e inspirar os outros. Mesmo sem conseguir falar sem a ajuda de computadores e máquinas, Stephen Hawking ocupou por mais de 30 anos o posto de professor e pesquisador em Cambridge, uma das mais importantes universidades do mundo. Apesar da doença paralisar de todos os músculos do corpo, inclusive os responsáveis pela respiração, o professor Hawking continuou trabalhando para o avanço da humanidade e mantinha seu típico humor e sarcasmo inglês até o fim.

Os astrônomos dizem que somos todos feitos do mesmo material que as estrelas no céu. Hoje o professor se tornou um pouco mais estrela do que nós. Descanse em paz!

“Não importa quão ruim a vida possa parecer, sempre haverá algo que você possa fazer e triunfar. Onde há vida, há esperança”. – Stephen William Hawking, 1942-2018

Quer saber mais? Você pode enviar suas dúvidas aqui e saber mais sobre o Dr Matheus Manica aqui.

Você também pode se interessar por:

Envie esse artigo para outra pessoa:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook